quinta-feira, 8 de março de 2012

FORMAÇÃO DA MÚSICA FOLCLÓRICA BRASILEIRA


O AMERÍNDIO BRASILEIRO
Quando a primeira caravela portuguesa aportou no Brasil, os selvagens já dançavam e cantavam, todos a uma só voz, tocando alguns instrumentos.
No entanto, a influência ameríndia foi pequena, devido a dispersão das tribos, dos diferentes costumes entre eles, dos raros contatos amigáveis entre eles e os brancos .
Na música ameríndia, nota-se um cantar anasalado, ritmo calmo e melodia monótona som sons repetidos.
O PORTUGUÊS
Por ocasião da descoberta do Brasil, Portugal era considerado um dos países mais fortes do mundo. Sua música era uma das mais desenvolvidas da época e seus compositores e músicos, muito famosos.O povo português tinha desde então uma arte popular apreciável.
A música dos portugueses apresentava-se como um sistema perfeito e completamente organizado e os seus instrumentos possuíam maiores recursos técnicos.
A influência portuguesa foi ampla, pois é de se imaginar que o lusitano, saudoso da sua pátria, continuasse a representar os seus folguedos populares, suas danças, seus cantos típicos e a tocar seus instrumentos nas horas de lazer e dias de festas.
O AFRICANO
Em nenhum outro continente a música participa tanto da vida na comunidade como na África. O estilo africano chegou ao Brasil através dos escravos negros.
A música africana é uma das mais variáveis e imprevisíveis do mundo. O cantor brinca com a voz, passando do grave ao falsete, intercalando grunhidos e gritos. Seus instrumentos musicais, em maior número de percussão, tornaram-se populares em várias regiões do Brasil.
O ritmo foi a grande contribuição dos africanos que, de forma selvagem e violenta, usavam os seus batuques. O exotismo da melodia que dá a impressão de selvagem e de oriental, é o resultado de um sistema musical primitivo.
OUTRAS INFLUÊNCIAS
Outros povos também influenciaram de maneira menos intensa na formação do nosso folclore, como é o caso dos espanhóis, com o modo de dançar e instrumentos; dos franceses, com as quadrilhas e os jogos infantis e dos norte-americanos, influência esta iniciada no fim do século XIX, através do fonógrafo, do rádio e do cinema.www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário