sábado, 10 de março de 2012

Folclore Goiano no Chile


Editorias / DM Revista

Folclore Goiano no Chile

Jornalista Vinícius Luz lança  a obra O Sacro e o Profano na Folia de Reis, na 31ª Feira Internacional do Livro em Santiago. Ele aborda aspectos culturais da festa, desde o surgimento até manifestação na cidade de Itaguaru, em Goiás

Já reparou que sempre tem um brasileiro nos eventos mais importantes do mundo? Seja no esporte, na dança, no teatro, na música, na culinária, na literatura... E dá um orgulho pensar que, dentre tantos, um goiano se destaca e torna-se um representante de todo o País. Desta vez é o jornalista e fotógrafo Vinícius Luz que se destaca na 31ª Feira Internacional do Livro de Santiago 2011 (Filsa), no Chile. Com projeto idealizado e organizado pela produtora Malu da Cunha, Vinícius vai lançar, hoje, sua mais nova criação: o livro O Sacro e o Profano na Folia de Reis. A obra literária estará à disposição para apreciações a partir das 19 horas, juntamente com outras atividades, no estande da Universidade Tecnológica Metropolitana do Estado do Chile. É o único título brasileiro a ser lançado no estande da referida universidade.
Em Santiago, no Chile, além do livro, o jornalista abrirá a mostra fotográfica O Sacro e o Profano na Folia de Reis, um ensaio fotográfico baseado em sua obra literária. As fotos estarão expostas na Sala Amanda Labarca da Utem, também hoje, às 14 horas. Vinícius Luz, além de jornalista e fotógrafo, é designer gráfico. E sua participação nos eventos importantes do Chile não param por aí. O jornalista também vai expor todo seu conhecimento de designer na II Jornada de Desenho e Investigação, da Universidade Tecnológica Metropolitana do Estado do Chile, com o trabalho Os conteúdos da investigação e suas contribuições ao Desenho e à Comunicação.
A Feira Internacional do Livro de Santiago surgiu para apresentar os últimos lançamentos do setor e divulgar os clássicos da literatura universal. Já em sua 31ª edição, o evento, além de uma importante mostra comercial, acolhe também o Congresso Ibero-Americano de Escritores, a Conferência Internacional de Bibliotecnologia e as Jornadas de Educação, entre outras atividades profissionais. A feira é considerada uma das mais importantes no panorama cultural do Chile e da América do Sul. Este ano acontece no Centro Cultural Estação Mapocho, localizado no centro da capital chilena, desde 29 de outubro, e se encerra no próximo domingo.



O livro O Sacro e o Profano na Folia de Reis foi uma reportagem do jornalista inspirada na tradicional festa folclórica brasileira Folia de Reis. Esta festa trata da tradição de se festejar o dia dos Reis Magos, celebrado entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro (Dia de Reis). Esses personagens bíblicos fazem parte de uma tradição trazida pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil e que posteriormente se perpetuou, sendo transmitida e modificada através das gerações até os dias atuais.
Esta obra sacra e profana de Vinícius Luz resgata a história da festa desde seu advento, em Portugal, até os dias de hoje.

O escritor leva em consideração a passagem da Folia por todo o País, sua chegada em Goiás e, posteriormente, sua manifestação na cidade de Itaguaru, município goiano com pouco mais de cinco mil habitantes.

A publicação é basicamente um livro-reportagem do jornalista. Reúne uma quantidade expressiva de referências bibliográficas e de depoimentos que falam sobre a origem e a história da festa no município de Itaguaru. Para aprimorar a história da Folia de Reis, Vinícius explica ainda os cânticos, rituais, cerimônias, festividades e outros manifestos que estavam preservados apenas na memória dos foliões. A tradição da Folia de Reis atualmente não faz parte da liturgia católica.
O registo da Folia de Itaguaru faz uso de recursos como fotografias e entrevistas que abordam as etapas da festividade, seus personagens e significados. O autor explica que, desta forma, demonstra as diferentes maneiras de festejar a Folia, apontando os personagens profanos e religiosos da festa. Mas garante que o objetivo não é apenas o reconhecimento desses aspectos profanos e religiosos, mas principalmente a ideia de preservação dessa manifestação cultural enquanto identidade da comunidade do município

Nenhum comentário:

Postar um comentário