quinta-feira, 8 de março de 2012

NOTÍCIAS DO GOEG

GRANDE ORIENTE E FRATERNIDADE FEMININA
NO XI ENCONTRO DE FOLIA DE REIS

A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, que tem como titular Kléber Adorno, mais uma vez realizou o Encontro de Folia de Reis, já em seu décimo primeiro ano, na Praça da Matriz de Campinas, durante o domingo, dia 29 de janeiro.

Participaram 46 grupos de Goiânia e de diversas cidades do interior. Iniciou-se com uma missa especial voltada para o tema Folia de Reis, seguindo-se um café matinal para todos os presentes e a partir de 9 horas da manhã, apresentação das Folias, que chegavam cantando as músicas religiosas, conduziam bandeira levada a um palco, entregue durante a reza a pessoas que eram chamadas pela organização do evento.

O Secretário Municipal de Cultura, Kleber Adorno, convidou o Grão Mestre Barbosa Nunes para receber uma bandeira, do Grupo de Folia de Reis Associação Cultural do Brasil, junto com a presidente e a diretora da Fraternidade Feminina Estadual, cunhadas Vera Lucia Brandão Barbosa e Maria José Santana Tolentino.


Foi fornecido apetitoso almoço para mais de 4 mil pessoas, a base de arroz, feijão, almôndegas, macarrão, do qual usufruiu com muita satisfação o Grão Mestre Barbosa Nunes, Vera Lúcia Brandão Barbosa, Maria José Santana Tolentino Santana Tolentino e Abel Tolentino de Oliveira Junior, este fazendo detalhadamente a beleza, alegria e religiosidade do encontro, como pode ser visto nas fotos.

Registramos com muita alegria as presenças dos Irmãos Ademar Manoel da Silva (Loja Ordem e Progresso), Argileu Francisco Neto (Loja Filhos da Justiça), integrando grupo de Folia de Nerópolis e Nestali Leite (Loja Minerva), (irmão do Folião Festeiro do ano 2011/2012 Efigenio R. da Abadia) que sempre organiza e participa do grupo Associação de Foliões e Catireiros de Sertãozinho, município de Itaguaru-Go.


O Grão Mestre Barbosa Nunes adquiriu, com autógrafo do autor José Vigilato, o livro “Folia de Reis – Povo de Deus”, ensaio místico-folclórico, Editora Kelps, em 311 páginas, descrevendo a origem, história e todos os detalhes sobre Folia de Reis.

Cumprimentamos a Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa do seu titular, Kléber Adorno, que há 7 anos vem fazendo crescer a participação dos grupos e das famílias que estão aumentando a frequência, não deixando que as Folias de Reis sejam esquecidas, ficando bem visível que os grupos já estão se apresentando com integrantes jovens que assim se preparam para continuidade desta apresentação significativa e que transmite a alma do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário